top of page

Rafael Gallo


Rafael Gallo nasceu em São Paulo, no Brasil, em 1981. É autor de Dor fantasma, romance vencedor do Prêmio José Saramago 2022 (Porto Editora/Globo, 2023); Rebentar (Record, 2015), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2016; e Réveillon e outros dias (Record, 2012), livro de contos vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2012. Tem ainda diversos textos em antologias e coletâneas, incluindo publicações em países como França, Estados Unidos, Cuba, Equador e Moçambique.

1.      Como você escreve, falando do seu processo de criação;


Eu não tenho uma rotina ou um método exatos; ao longo dos anos, escrevi em diversos contextos diferentes, tanto de lógica da organização da vida no geral (conciliação com outros trabalhos e demandas, tempo disponível à escrita, lugares onde posso escrever etc.), como em relação aos momentos de escrita, efetivamente (já escrevi em viagens de ônibus, em um cômodo dedicado ao trabalho, na mesa da sala etc.). Para mim, o que importa mesmo é ter tempo, e disposição, para poder pensar muito sobre os temas que quero tratar nas histórias, e a forma como seria melhor tratá-los. Grande parte do processo de escrita está antes de colocar as palavras no texto.

 

2.      Que obras literárias influenciaram sua carreira, sua vida;


São muitas. Comecei mais afeito autores e autoras “canônicos”, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, José Saramago e Julio Cortázar. Até hoje são grandes influências, mas acho que a literatura contemporânea passou a ser mais central para mim. Atualmente, sou mais influenciado por autoras e autores como José Luís Peixoto, Milan Kundera, Adriana Lisboa, Maurício de Almeida, Gonçalo Tavares, Bruno Vieira Amaral e outros. Também preciso colocar como influências enormes para mim grandes letristas da música, feito Chico Buarque, Caetano Veloso, Aldir Blanc, Noel Rosa, etc.

 

3.      Só uma sugestão que você daria aos escritores iniciantes.


Importem-se mais com a literatura em si do que com seus arredores. Um sinal disso é estar mais interessado em ler, por exemplo, do que em planejar sessões de autógrafos.



9 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Noemi Jaffe

bottom of page