top of page

Rainha


“Tive sim

Outro grande amor antes do teu

tive sim

o que ela sonhava eram os meus sonhos e assim

íamos vivendo em paz...”



Ouvi pela primeira vez sua voz nesta melodia do mestre Cartola, e só muito tempo depois fui saber quem era ela. Cantora, mulher, sambista, compositora, musicista, primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de uma escola, com uma discografia extensa.

Dona Ivone Lara, a Primeira Dama do Samba, assim chamada numa demonstração de respeito por todos os que com ela conviveram e compartilharam da arte de compor, cantar e enaltecer o samba, também foi enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e, junto com a médica Nise da Silveira, deu início a uma revolução na área da saúde mental, desempenhando importante papel na reforma psiquiátrica no Brasil.

Nascida Yvonne Lara da Costa, no Rio de Janeiro, nossa linda dama negra atuou por mais de três décadas na Colônia Juliano Moreira antes de se aposentar e se dedicar totalmente à carreira artística.

A Rainha do Samba partiu para outro plano em 2018, aos 96 anos, e seu sorriso, simplicidade e nobreza ficarão eternamente gravados em nossa memória.

11 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page